quinta-feira, 26 de junho de 2025

Criatura ou Filha de Deus


Todas são filhas de Deus? A Palavra de Deus nos tira essa dúvida no livro de Romanos.

“Porque todos que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” (Romanos 8:14).

O ser humano só passa a ser filho de Deus quando é conduzido pelo Espírito Santo. Enquanto isso não acontecer, ele é apenas criatura de Deus e não filho.

Ser guiada pelo Espírito Santo é decidir viver uma vida de justiça e pureza para sempre, pois esse é o Espírito que guia o céu. É quando o prazer material não ultrapassa os limites que Deus estabelece e onde os seus pensamentos, palavras, sentimentos e ações CONSCIENTES não são mais de injustiça e impureza (apenas os inconscientes e intrusivos, pois não temos controle sobre esses).

Se você deseja de verdade ser filha de Deus, passe a seguir o exemplo de Jesus e obedecer aos seus ensinamentos, pois em todo momento Jesus buscou fazer a vontade do Pai e nos ensinou a fazer o mesmo. Ele é um verdadeiro exemplo de alguém guiado pelo Espírito Santo (ou seja, por essa forma justa e pura de pensar que existe em todos os habitantes do céu).

Enquanto vivermos nesta terra agindo de acordo com a nossa vontade, estaremos ignorando a Palavra de Deus, ou seja, a vontade justa e pura Dele para as nossas vidas. Mas quando nos despimos do velho eu (abrimos mão do nosso ego) e nos revestimos da nossa nova natureza (a junção da nossa individualidade com a essência do céu) como Jesus nos ensinou no Novo Testamento, estamos escolhendo viver para Deus (ou seja, uma liberdade que vai até os limites que Deus estabeleceu por ser um Pai bom e sábio) e não mais para todas as nossas vontades nem para todas as vontades do mundo (que são contrárias a sabedoria ou limitadas a sabedoria apenas do plano material, desconsiderando o plano espiritual).

Quem é filha de verdade não ultrapassa os limites da vontade do Pai, pois foi exatamente dentro dos limites da vontade do Pai que Jesus viveu. Veja:

Então Jesus explicou: “Meu alimento consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e em terminar a sua obra” (João 4:34).

Jesus respondeu: "Eu lhes digo a verdade: o Filho não pode fazer coisa alguma por sua própria conta. Ele faz apenas o que vê o Pai fazer. Aquilo que o Pai faz, o Filho também faz” (João 5:19).

“Pois não faço minha própria vontade, mas a vontade do Pai, que me enviou” (João 5:30).

Esses versículos acima mostram claramente qual era o objetivo de Jesus. O seu foco aqui na terra não era aproveitar a sua vida com os prazeres deste mundo (embora tenha vivido momentos de prazer, essa não era a prioridade nem o apego), mas era viver pela vontade de Deus. Jesus não tinha isso em mente apenas porque veio cumprir uma missão, mas porque o seu objetivo era ser um exemplo e mostrar para as pessoas que, mesmo sendo humano e sentindo todas as emoções em seu corpo, é possível viver de acordo com a vontade de Deus, obedecendo à sua Lei.

Se você que está lendo este post já é uma filha de Deus, porque tem priorizado a vontade do Pai e tem vivido pela sua Palavra, continue firme até o fim. Mas se você ainda vive de acordo com os costumes deste mundo, satisfazendo os seus desejos carnais, se misturando na roda dos escarnecedores, tem ignorado a palavra do Senhor e pensava que mesmo assim também era uma filha de Deus, comece agora mesmo a enxergar a sua situação, pois ela pode mudar. Basta começar a viver pela obediência à Palavra de Deus.

Se você não sabe por onde começar, comece pelo começo: abandonando os pecados que já sabe que a Bíblia condena (como: mentira, cobiça, sensualidade, etc.) e passando a viver uma vida que passe pureza e sem prejudicar ninguém. Quando puder ajudar, ajude, sem se envolver, mas com o foco apenas em contribuir (ou seja, não precisa ficar presa em resolver o problema de alguém, apenas em contribuir de alguma forma). Ajudar sem se desgastar, em um limite saudável caso não seja algo tão emergente. Claro que em situações emergentes, nos desgastamos mais porque a situação é outra, mas ainda assim ficamos felizes por ter contribuído de alguma forma.

Busque também conhecer os frutos do Espírito e as obras da carne. E comece a conhecer o evangelho de Mateus, Lucas, Marcos e João aos poucos. Leia com sabedoria, sem ansiedade, e assim você evitará o radicalismo por causa de alguma tradução errada. Vá aos poucos, mas vá com fé e uma decisão sincera de agradar a Deus assim como Jesus. Quando digo assim como Jesus, quero dizer que devemos priorizar a Deus acima das nossas emoções, pois servir a Deus é fé e não emoção.

Quando você obedece à palavra de Deus, está agindo com fé. Ainda que o seu coração não goste, você decide agradar a Deus, pois sabe que esse é o melhor caminho para a sua alma. Se tornarmos filhas de Deus é uma das maiores oportunidades que podemos aproveitar! É o mesmo de viver o céu em nosso interior antes mesmo de chegarmos lá!


Na fé e até a próxima, beijos.

2 comentários:

  1. Oi Raquel! Senti saudades dos seus posts :-) Mais uma vez fui profundamente edificada com a sua mensagem, sinto como se o Espírito Santo estivesse me lembrando do valor de viver guiada pela vontade de Deus: com propósito, obediência e fé, e esta mensagem em especial me fez pensar sobre a importância de escolher viver como filha de Deus todos os dias, em constante entrega. Que bênção é poder caminhar com você mesmo que à distância. Obrigada por ser luz e trazer mais uma palavra que nos faz aproximar do Pai. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cris! 😊
      Fico muito feliz em receber o seu comentário e ter a sua presença aqui no blog. Senti sua falta! 💖

      Para mim, é uma bênção também contar com você por aqui, e sei o quanto você é uma mulher especial. Me sinto honrada pelas suas palavras, pois o propósito do blog Fé para Mulher sempre foi esse: edificar a vida da mulher cristã e alcançar novas almas para o Reino do nosso Pai. 🙏✨

      Ser filha de Deus, aqui na terra, é representá-Lo, viver o Seu caráter — pois foi para esse propósito que Ele nos criou. Hoje percebo que muitas pessoas têm vivido uma religiosidade, e com isso, perdido a essência de Deus. 😔

      Com essa mensagem, desejo abrir os olhos de muitas que estão espiritualmente assim, se enganando por causa da religiosidade, pois a obediência à Palavra de Deus está acima de pertencer a qualquer denominação. 📖🔥

      Que Deus te abençoe, minha amada irmã na fé, e ilumine sempre a sua vida! ✨
      Até a próxima, Cris! Beijos 😘💐

      Excluir