quarta-feira, 5 de agosto de 2020

O Fruto do Espírito Santo Amor



Hoje quero falar sobre um dos frutos do Espírito Santo. Nós sabemos que a maioria das cristãs conhece esses frutos, mas quero falar detalhadamente sobre o fruto do amor.

“Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei”. (Gálatas 5:22-23).

Então, vamos começar?

O Amor

O Significado da palavra amor é afeição profunda a outrem, a ponto de estabelecer um vínculo afetivo intenso, capaz de doações próprias, até o sacrifício. Dedicação extrema e carinhosa. Sentimento profundo. Apego, carinho e Ternura. O amor a Deus e ao próximo. Sentimento de afeto que faz com que uma pessoa queira estar com outra, protegendo, cuidando e conservando sua companhia.

Quando penso na palavra AMOR a primeira coisa que vem a minha mente é: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.                         (João 3:16).

Esse é o amor que Deus tem por cada uma de nós. Um amor diferenciado e puro. Um amor sem interesses, porque nós não entregamos nada á Ele quando enviou o Seu Filho ao mundo para nos conceder a salvação.

Mas através de Jesus aprendemos uma coisa muito importante, Ele nos ensinou amar ao próximo como a nós mesmos. “O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei”. (João 15:12).

O amor aqui falado na Bíblia não é o amor que o mundo nos oferece, pois esse “amor” é mentiroso e passageiro. O único e verdadeiro amor é aquele que vem de Deus, e esse amor passa a existir dentro da gente quando recebemos o Seu Espírito dentro de nós. Praticar o amor não é fácil, mas quando vivemos de acordo com a palavra de Deus fazemos a Sua vontade, e esse amor não resume apenas em sentimentos, mas de modo inteligente, racional.

O amor que Jesus ensinou aos seus discípulos não é o amor baseado em uma emoção ou sentimento, mas um amor inteligente, um amor que raciocina. Jesus disse: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda (obedece), esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele”. Esse é o verdadeiro amor que Jesus quer que pratiquemos com as pessoas, sem se importar se elas realmente merecem. Quando se ama há um sacrifício e foi isso que Deus fez, Ele enviou o Seu Filho ao nosso favor sem nós merecermos, mas Ele fez isso por amor, um amor inteligente, porque Deus não quer nos ver sofrendo, Ele deseja nos dar a vida eterna e isso só se torna possível quando fazemos a Sua vontade. A Bíblia se resume em amor e justiça e Deus quer que vivamos e passemos esse amor para quem necessita, pessoas que ainda não O conhecem e se sentem perdidas.

Quem ama carrega a vida dentro de si próprio. “Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama permanece na morte”. (1 João 3:14) Você já parou para pensar nisso? Quem não ama é como se estivesse morto, mas morto por dentro, porque dentro de si só há solidão e tristeza, pessoas assim não tem motivos pra sorrir e nem vontade de viver, elas carregam dor e amargura.

Quando se ama de verdade mostramos isso com ações e não apenas com palavras. Como podemos provar o nosso amor ao Pai? Provamos com atitudes. Atitudes de obediência, atitudes de sacrifício, quando negamos a nossa vontade para fazer a vontade Daquele que primeiro nos amou. “Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obras e em verdade”. (1 João 3:18).

Se o amor de Jesus realmente habita dentro de nós estaremos testemunhando para as pessoas que somos discípulas Dele. “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros”. (João 13:35) Carregar o amor Dele dentro de nós é uma verdadeira honra, e passar isso para as pessoas também. Não podemos nos comportar como se não soubéssemos a verdade. Todas nós que somos cristãs sabemos o quanto é importante praticar o amor.

Viver os frutos do Espírito Santo não é fácil, mas se não houver um esforço da nossa parte jamais vamos sentir vontade de praticar. O Espírito Santo nos concede força, consolo, direção, mas Ele jamais vai fazer o que nós temos que fazer. Muitas pessoas carregam mágoa dentro de si porque não querem liberar o perdão, elas ficam a maioria das vezes esperando sentir para então perdoar. Mas o amor inteligente, aquele que vem direto de Deus sabe perdoar.

Decida hoje mesmo viver os Frutos do Espírito Santo e tenha certeza que a sua vida vai mudar completamente. E lembre-se: “Jesus não disse aquele que sente que me ama obedece aos meus mandamentos”. Ele disse: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda (obedece), esse é o que me ama”. Viva o amor inteligente que vem da parte de Deus e se esse post te ajudou a enxergar as coisas de modo diferente deixe aqui o seu comentário.


Na Fé e até a próxima, Beijos.

3 comentários:

  1. Oi Raquel! :)
    Me identifiquei demais com vc, João 3:16 também é o primeiro versículo que lembro quando penso no amor de Deus e atualmente é o meu avatar do Whatsapp hehehe
    O amor humano é falho e imperfeito, e só aprendemos a amar o próximo, quando conhecemos o que é o verdadeiro amor que vem de Jesus. As nossas ações falam mais alto do que as palavras, e não é possível dizer que amamos a Deus se não obedecemos os seus mandamentos. Isso me faz lembrar o aquele versículo que diz que "obedecer é melhor do que fazer sacrifícios".
    Às vezes penso que só pela nossa natureza pecaminosa, é humanamente impossível perdoar certas maldades, traições e injustiças, e é por isso que precisamos nos santificar com o amor de Jesus para estender esse amor ao próximo. Caso contrário, viveremos com muita mágoa e exigindo condições para oferecer o perdão, o que é contrário do verdadeiro amor.
    Obrigada por me fazer lembrar, através deste artigo, o que é realmente importante nesta vida: o amor de Deus. Que Deus possa continuar abençoando cada vez mais este blog, a sua vida, o seu ministério e todos os seus caminhos!
    E sou muito grata por você acompanhar os devocionais da Mulher Virtuosa de Deus, esses últimos tempos estive bastante atarefada com os meus horários de trabalho, mas em breve vou publicar mais artigos no blog ;)
    Tenha um excelente final de semana!
    Beijos!!
    Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris!!!
      Muito obrigada por suas palavras amada. Verdadeiramente o amor que tanto necessitamos é o amor que vem de Deus. Temos que todos os dias buscar na presença Dele esse amor que nos purifica e fazê-lo crescer dentro de nós. Amém por todas as coisas que vc falou 😊. Que Deus te abençoe sempre e que o Fruto do amor esteja crescendo sempre em seu ministério. Beijos linda 😘.

      Excluir
    2. Oi Cris, esqueci de comentar que ouvi a música Tão Profundo do Vineyard. Realmente é muito linda. Beijos 😘.

      Excluir