quarta-feira, 5 de junho de 2019

A Parábola do Semeador - Parte 1



Olá meninas, tudo bem com vocês? Hoje vamos meditar na passagem bíblica que o Senhor Jesus contou aos discípulos e a uma grande multidão sobre a parábola do semeador.

Jesus lhes ensinou muitas coisas por meio de parábolas. Ele dizia: “Certo homem saiu para semear. Enquanto semeava, uma parte das sementes caiu á beira do caminho e os pássaros vieram e as comeram. Outra parte caiu no meio de pedras, onde havia pouca terra. Essas sementes brotaram depressa, pois a terra não era funda, mas, quando o sol apareceu, elas secaram, pois não tinham raízes. Outra parte das sementes caiu no meio de espinhos, os quais cresceram e as sufocaram. Outra parte ainda caiu em terra boa e deu frutos, produzindo trinta, sessenta e até mesmo cem vezes mais do que tinha sido plantado. Quem pode ouvir, ouça.” (Mateus 13: 3-9).

Do versículo 10 aos 17 Jesus explica aos seus discípulos o porquê ele ensinava ao povo por parábolas e a resposta de Jesus foi fascinante:

“E Jesus lhes respondeu: Somente a vocês Deus tem dado o privilégio de conhecer as verdades secretas do reino de Deus e não aos outros. Pois quem tem (Entendimento), receberá ainda mais e terá em abundância. Mas quem não tem (Entendimento), até o que tem lhe será tirado.” (Mateus 13: 11-12).

Ali poderia ter uma grande multidão para ouvir a mensagem de Jesus, mas nem todos estavam entregues por completo, nem todos entendia de fato o que Jesus ensinava. E em seguida ele explica o porquê (Mateus 13: 13-15). Apenas os seus discípulos tinha a honra de saber as coisas secretas do reino de Deus, porque eles sim estavam totalmente focados em saber, aprender e entender os ensinamentos de Jesus.

O Senhor Jesus explica apenas aos seus discípulos a parábola do semeador. Ouçam o que a parábola daquele que semeia quer dizer. A semente que caiu a beira do caminho representa a pessoa que ouve a mensagem a respeito do reino, mas não a compreende, e satanás então vem e tira as coisas que foram semeadas em seu coração.

A semente que caiu no meio das pedras representa a pessoa que ouve a mensagem a respeito do reino e com muita alegria a aceita imediatamente, mas como não tem raiz, não dura muito tempo. Assim que encontra dificuldades ou que é perseguida por causa da mensagem, abandona a sua fé.

A semente que caiu no meio de espinhos representa a pessoa que ouve a mensagem a respeito do reino, mas é sufocada pelas preocupações com as coisas desta vida e pela ilusão das riquezas. Essa pessoa não produz nenhum fruto.

Mas a semente que caiu em terra boa representa a pessoa que ouve a mensagem e a compreende. Essa pessoa cresce e produzem muitos frutos, algumas vezes 30, outras 60 e outras ainda 100 vezes mais. (Mateus 13: 18-23).

Neste post de hoje quero explicar de forma detalhada e bem compreendida essa passagem aonde vai nos fazer crescer de forma espiritual, o que aprendemos aqui nesse mundo nos fazem crescer de uma forma totalmente diferente e a maioria das vezes contra os ensinamentos de Deus.

 O Senhor Jesus veio diretamente de Deus para nos ensinar a respeito do reino em que Ele vivia e vive nos dias de hoje. Essa parábola vai nos fazer enxergar o lado espiritual das coisas que agradam a Deus e também vai nos fazer entender que isso não é para todos, é para aqueles que de fato desejam ter uma proximidade intensa com Deus através dos ensinamentos de Jesus.

Porque se não fosse assim o Senhor Jesus explicaria a todos o que significava a parábola do semeador e não teria dito aos seus discípulos o seguinte: “Somente a vocês Deus tem dado o privilégio de conhecer as verdades secretas do reino de Deus e não aos outros. Embora eles olhem, não conseguem ver o que eu faço; embora eles ouçam o que eu ensino, não conseguem nem escutar e nem entender o que eu falo”.

Veja bem a diferença, ela se encontra exatamente nesses versículos acima. Jesus conhecia cada um que estava ali presente, porque Ele não enxergava a aparência, mas o interior e sabia o que cada pessoa tinha guardado dentro de si. Ele ouvia os pensamentos de cada pessoa e não se confundia, sabia de onde vinha cada pensamento, e do mesmo modo era com os seus discípulos.

O que você passou a enxergar nesse post de hoje?
Comente aqui e nos veremos no próximo post dando continuidade a parábola do semeador.


Na Fé e até a próxima, beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário